Obrigado por estarem sempre visitando o blog. Espero que seja muito útil para todos.

Se vocês estiverem empolgados em começar a estudar para o vestibular desde já, eu fiz um outro blog que a cada mês terá conteúdos referentes a uma matéria, bem explicadas, sem deixar dúvidas. Até posso ir falando sobre as provas de cada vestibular.

Blog das materias

Bons estudos !

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Métodos de estudo

Eu vou passar a vocês o meu método de estudo, que eu 'criei' para que conseguisse unir a tarefa de estudar com o necessário 'prazer' de curtir a adolescência.

Eu comecei a estudar no primeiro colegial. Cada mês de férias que eu tinha (dezembro/janeiro/julho) eu revisava a matéria do ano inteiro.
Mais no 3º colegial, isso não foi possivel, então eu tive que 'criar' uma forma diferente de estudar.

Toda vez que eu chegava da esola, cada mês eu revisava uma matéria. O ano foi todo assim. Quando eu estava no msn ou orkut, eu deixava uma guia na internet aberta, ou sobre resoluções comentadas, ou sobre alguma matéria que eu queria estudar. A gente sempre tem aquele tempo que não está fazendo nada útil na internet, então, é bom usá-lo como atalho pra estudar. Esse tempinho faz uma mega diferença, acredite!

Sobre os livros obrigatórios nas universidades (que são vários), eu dividi a leitura ente o segundo e terceiro ano, para que não acumulasse a leitura com o estudo das matérias! Pra fixar as partes principais eu peguei alguns resumos bons na internet. Mas, não vale só estudar pelo resumo. Alguns não tem tantos detalhes, então, sempre leia o livro por mais cansativo que seja.
Uma dica para alguns vestibulandos da área de exatas: vocês que sabem bastante sobre matemática e física, podem ter certeza que nos vestibulares do Brasil a fora, a área de humanas, como português principalmente, é a que vai te fazer entrar! Por que? Todos que concorrem com vocês em exatas, são enciclopédias ambulantes de matemática e física, mais pecam em português, por isso é essencial dedicar um tempo especial a área de humanas, concentrando-se principalmente na leitura dos livros e em gramática.

Outro ponto importante. Eu nunca joguei a minha matéria da escola no lixo. Também sempre anotei o que os professores falavam nas aulas; uma boa explicação, muitas vezes, é melhor que um texto enorme e cheio de detalhes. Valorize isso!

Não deixe JAMAIS pra estudar no meio do ano. É muita matéria. Faça uma revisão geral quando estiver faltando uma semana para a prova, assim você estará com 100% da matéria na cabeça.

Alguns sites para deixar em aberto no seu computador:
Brasil Escola

Mundo vestibular

Wikipedia

Resumo de Livros

Download de livros

Matérias Vestibulando

Uma dica galera! Entre as questões dos vestibulares, é super comum encontrar alguma que tenha como tema um acontecimento que esteja fazendo aniversário, como por exemplo, a chegada do homem a Lua, entre outros. Fatos que comemoram 10,20,50 e 100 anos quase sempre estão presentes no vestibular!

Espero ter ajudado, se quiserem saber mais alguma coisa, mande um email para lucasmigueel@gmail.com


Abraços !

Um comentário:

  1. Boas dicas :D
    eu fiz quase o mesmo... e deu muito certo...
    so acho que ler os livros no terceiro ano atrapalhe um pouco a rotina de revisoes.... procurei ler todos entre o primeiro e o sgundo ano... no terceiro deixei os mais dificeis e ai acompanhei com a matéria do colegio...

    ResponderExcluir