Obrigado por estarem sempre visitando o blog. Espero que seja muito útil para todos.

Se vocês estiverem empolgados em começar a estudar para o vestibular desde já, eu fiz um outro blog que a cada mês terá conteúdos referentes a uma matéria, bem explicadas, sem deixar dúvidas. Até posso ir falando sobre as provas de cada vestibular.

Blog das materias

Bons estudos !

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Matérias


Aqui vou postar algumas matérias que caem sempre no vestibular. As que eu estudei, e as que nunca saem das provas do vestibular.

As matérias em itálico, eu já postei no Matérias Vestibulando .

História: Roma e Grécia antiga, Egito, Idade Média, Luteranismo, Anglicanismo, Calvinismo, Contra-Reforma, Feudalismo, Renascimento, Revolução Industrial, Revolução Francesa, América Espanhola, Grandes Navegações, Imperalismo, Nacionalismo, Descobrimento do Brasil, Capitanias Hereditárias, Fabricação e Exportação do açúcar, Jesuítas no Brasil, As Bandeiras, Guerra do Paraguai, Guerra cisplatina, Vinda da família Real ao Brasil, Primeiro Império, Revoluções no Brasil (Inconfidência Mineira, entre outras ), Período Regencial, Lei das Terras, Imigrações no Brasil e o Café, Independência do Brasil, Comércio Brasileiro pré e pós Independência, Julio Prestes, Semana de 1922, Getúlio Vargas, Juscelino Kubistchek, Industrialização Brasileira, Guerra fria, 1ª e 2ª Guerras Mundiais, Guerra da Coreia, Guerra do Golfo, Ditadura Militar, 1968 , Fim da Ditadura Militar.

Geografia: Relevo brasileiro, Tipos de rios, climas, Guerra Fria, vegetação, solstício e equinócio, fusos, meridianos, aquecimento global, tipos de chuvas, tipos de ventos, formação do deserto, mar de aral, petroléo e afins, economia mundial, queda da bolsa de NY em 1929, Nacionalismo, royalite, blocos econômicos e suas histórias, guerras civis ( África e Ásia ), mundo multipolar, urbanização e industrialização, inchaço urbano, crescimento vegetativo, papel da mulher na sociedade, pirâmide etária , tigres asiáticos, economia da China e EUA e suas relações, China , países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Biologia: Célula, classificação dos seres vivos, sistemas do corpo humano (digestório, endócrino, respiratório...), divisão celular, citologia, os 5 reinos e suas características, Darwinismo e Lamarkismo, ciclo da água, do nitrogênio e do oxigênio, fotossíntese e quimiossíntese, DNA e RNA, plantas, genética (AaAa), leis de Mendel.

Português: Livros que as faculdades mandam ler (sempre são 50% da prova), frases no plural , classes gramaticais, tipos de frases, interpretação de texto, tipos de predicado, tipos de verbo, tipos de sujeito, pontuação e uso das conjunções, e principalmente agora a nova ordem ortográfica.

Física: Leis de Newton, óptica, gases, pressão, lei de Sneel, lei de Faraday, campo magnético, potência, corrente elétrica, resistência, circuitos elétricos, deslocamento, movimento retilínio uniforme (MRU) e movimento retilínio uniforme variado (MRUV), queda livre, eletromagnetismo, movimento angular, frequência, ondas, som, comprimento de onda, luz, calorimetria, tipos de dilatações, Leis de Kepler, Gravitação, Lançamento obliquo, plano inclinado, lei de Arquimedes, lei de Pascal, espelhos e lentes, eletroestática, Torque.

Matemática: Teoria de conjuntos, PA e PG, logaritmo, funções de primeiro e segundo grau, polinômios, conjunto imagem e domínio, áreas e volumes (círculo, esfera, pirâmide, quadrado, triângulo, cone, cilindro), geometria analítica, retas, circunferência, intersecção de reta e circunferência, binômio de Newton, leis trigonométricas, lei do cosseno e lei do seno, geometria, função modular, ângulos, semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, juros simples e compostos, probabilidade, fatorial, sistemas lineares e afins, produtos notáveis, inequações, porcentagem, regra de três, plano cartesiano, áreas do setor, comprimento de um arco.

Química: Tabela periódica, ligações químicas, gases, número de NOx, ácido base, sal, reações químicas, nomenclatura de compostos, tipos de sais, tipos de ácidos, tipos de bases, eletroquímica, polimeros, pH, solubilidade, isometria, química orgânica e suas funções, pilha, átomo.

Cada mês será referente a uma matéria. No blog 'Matérias Vestibulando' estarão todos os assuntos relacionados a cada matéria.

Janeiro: História ( Completo! )
Fevereiro: Geografia
Março: Biologia
Abril: Português
Maio: Física
Junho: Matemática
Julho: Química

Obrigado, espero ter ajudado (:

8 comentários:

  1. Já sei onde vou me preparar para o vestibular de inverno. rsrs. Terminei em 2009 o Ensino Médio e aluno de Escola Pública, estou tentanto uma vaga em algumas faculdades, apenas próximas de onde resido, porém não apresentam o curso que sou apaixonado: Publicidade e Propaganda, mesmo assim prestei como experiência e tive êxito nos resultados que até agora foram divulgados, graças a internet de onde reservei algum tempo para os estudos em alguns site, mas dessa forma que você está colocando, uma disciplina por mês ajudará na rotina de estudos para os próximos vestibulares. Em junho a Estadual daqui implantará, segundo comentários, o curso de Comunicação Social com habilitação em Cinema e Audiovisual, a minha segunda opção, dessa forma pretendo prestar vestibular para o mesmo, largar o curso de Adm, e conto com o Geração vestibular! Um abraço, vamos fazer desse blog um reconhecido meio de aprovação. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Venho agora agradecer e falar do meu último comentário. Em 11 de janeiro eu ainda nem sabia o que me aguardava, de tanto ouvir as pessoas falarem que por estudar onde eu estudava eu não iria conseguir entrar na FEDERAL, por minha cidade que realmente não proporciona um Ensino Médio de qualidade, tirei tempo durante o ano apenas para me informar na internet, conferia blogs como este, na época o Geração ainda não estava no ar.
    Tive que tentar em faculdades próximas, como havia dito, sendo que o Campus da UFBA mais próximo é o Instituto de Saúde, o que eu diria ter tudo a ver com Comunicação, rsrs. Mas nessa, optei pelo Bacharelado em Ciencias Biologicas, era o que fugia da area 2, saúde, pelo meu interesse com a area ambiental, por zoologia, botanica, enfim... Fui APROVADO, com prova especifica na segunda fase, eu não sabia que reação seria a minha, mas foi tudo ao mesmo tempo. Mostrei para mim mesmo que aluno que nunca se preocupou com nota e sim com conteudo, que não era um exemplo de aluno, mas como os proprios professores diziam, um exemplo de estudante, com o tempo me entediei com o ambito escolar, concorri sem cotas, e mesmo ouvindo que era impossivel, eu fiz. Agora posso dizer que a minha é FEDERAL, e de tantos que abriram a boca pra falar besteira, deixo pra trás uma nova fase me espera, quem sabe mais tarde aos 21 anos quando terminar minha primeira graduação vou realizar minha outra paixão, por enquanto fico com a beleza do estudo da vida, e me realizando longe daquilo que um dia julgaram me prender.
    Um abraço.
    Boas Provas, aos que virão depois de nós.

    ResponderExcluir
  3. brigadao memsmo por nos dá essa ajuda
    a partir de hj irei sempre está ligadas as informaçoes
    abraços...

    ResponderExcluir
  4. Raí :D
    voce está de parabens por tudo ! Que voce consiga se formaer, e ser um cara que lute sempre por tudo, mesmo se sentindo longe das coisas! tu merecee (:

    e ana paula, obrigado, e espero te ajudar sempre tambem ;b

    ResponderExcluir
  5. Miguel, queria te perguntar uma coisa: essas matérias que caem mais nos vestibulares, você se refere aos vestibulares de São Paulo, certo? Será que essas mesmas matérias servem para as Faculdades do Rio de Janeiro, em especial a UFF?

    ResponderExcluir
  6. Essas materias sao as basicas nos vestibulares, com maior enfase em SP =]

    ResponderExcluir
  7. Sou simplesmente apaixonada por esse blog. Com ele, aprendi a organizar meus estudos em uma rotina e a usar a internet para aprofundar conhecimentos. Valeu :D

    ResponderExcluir
  8. Que bom que esse blog fez diferença para você :D

    ResponderExcluir