Obrigado por estarem sempre visitando o blog. Espero que seja muito útil para todos.

Se vocês estiverem empolgados em começar a estudar para o vestibular desde já, eu fiz um outro blog que a cada mês terá conteúdos referentes a uma matéria, bem explicadas, sem deixar dúvidas. Até posso ir falando sobre as provas de cada vestibular.

Blog das materias

Bons estudos !

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Enem 2009 e Prouni - Como funciona?

O Enem 2009, que será usado como o Vestibular 2010 de algumas Universidades Federais do Brasil, será divulgado dia 28/01 ( Quinta-feira)!
Mais alguns estão em dúvidas como isso será aplicado, aonde eu escolho as minhas universidades? Vamos lá !

Do dia 29/01 até o dia 03/02 você poderá escolher os cursos e as universidades que você concorrerá com sua nota do ENEM ! Você no dia 29/01 poderá acessar a sua nota do ENEM no site do MEC ( www.mec.gov.br), na parte do SISU ( Sistema de Seleção Unificada).

Mas, você já pode ver os cursos que estão disponíveis em cada Universidade e já escolhe-lo. Existe várias universidades que poderão ser escolhidas.

As primeiras listas serão divulgadas no dia 05/02, por isso fiquem atentos, podem ser liberadas listas todos os dias depois desse dia.

A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado.

A partir das 6h do sábado, este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso. De posse dessa informação, ele pode escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas deste sexta-feira.

Você acessará sua nota do ENEM com a senha criada na inscrição.

Relatório sobre o Prouni segundo a UOL:

As inscrições para cerca de 160 mil bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) devem começar na próxima semana, informou o MEC (Ministério da Educação). Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Ensino Superior, responsável pelo programa, a data deve ser confirmada até o final desta sexta (29).

No início da semana que vem, será publicada uma portaria do MEC com os detalhes sobre o processo seletivo para as bolsas do primeiro semestre de 2010. Também não foi divulgada a nota mínima no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 exigida do participante. O programa oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

Serão duas etapas de inscrição e, em cada etapa, o candidato pode escolher até cinco opções de curso. São etapas independentes, ou seja, o aluno que se inscreveu na primeira, mas não foi selecionado, tem uma nova chance.

Inscrições do Prouni: do dia 6/2 ao dia 10/2. No site do prouni mesmo.



Boa sorte a todos !

4 comentários:

  1. Valeu MIGUEL, Esclareceu muitas duvidas minhas,
    O blog ta de parabéns.
    é a 1º vez que venho aqui, e ja da pra ter uma idéia que o assunto aqui é sempre bom.
    continue assim.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Excelente blog, Miguel. Ótimas dicas! Visitarei sempre, pode ter certeza.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei da proposta do blog, seria uma boa se tivesse ao longo do nao que passou mais gente para conversar sobre o assunto, agora estou a espera do resultado da fuvest, não quero saber de vestibular mais só a lista hahaha
    Parabéns pelo blog, estarei acompanhando, se possível olhe o meu, seria interessante trocar idéias inteligentes.

    ResponderExcluir
  4. www.estudoswebfree.com.br

    Portal de Estudos!

    Grupos de Estudo em Tempo Real por VOZ (usando microfone de PC)
    +
    Fóruns com Recursos Avançados de Edição (para troca de informações entre todos)!

    www.estudoswebfree.com.br

    Acessem! Cadastrem-se! Divulguem! Participem!!!!

    ResponderExcluir