Obrigado por estarem sempre visitando o blog. Espero que seja muito útil para todos.

Se vocês estiverem empolgados em começar a estudar para o vestibular desde já, eu fiz um outro blog que a cada mês terá conteúdos referentes a uma matéria, bem explicadas, sem deixar dúvidas. Até posso ir falando sobre as provas de cada vestibular.

Blog das materias

Bons estudos !

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Temas de Atualidades

Alguns temas em 2010 foram mais visados pelos jornais, revistas, enfim, pelo mundo todo.
Acho bem provável de cair algo nas redações dos vestibulares de fim de ano.

Alguns deles são:

- Questão indígena - O Serviço de Proteção ao Índio (SPI), órgão que inaugurou a política indigenista no país, foi instituído há um século, em 20 de junho de 1910. Ainda mais que houve várias brigas entre indigenas e brancos por ocupações e princípios.

- Aniversário da libertação de Mandela - Há vinte anos, em 11 de fevereiro de 1990, o ex-presidente sul-africano e ativista negro Nelson Mandela era libertado da prisão. Esse é um tema que eu tenho quase certeza que há de cair, ainda mais pela Copa do Mundo. Temas como Apharteid e segregação racial são muito importantes.

- 50 anos de Brasília - A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960. A transferência da capital do país do Rio de Janeiro para Brasília levou desenvolvimento para o interior do território e concentrou o poder político longe dos centros urbanos da época. Política de governo do JK podem ser cobradas.

- Saramago - O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa, nas Ilhas Canárias, no dia 18 de junho de 2010.

- Presos de Cuba - A ditadura cubana decidiu libertar 52 presos políticos entre julho e outubro de 2010. Alguns temas como a revolução cubana, pode ser pedido.

- Casamento gay - O Senado argentino aprovou, no dia 16 de julho de 2010, o casamento gay, tornando-se o primeiro país na América Latina a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo. Esse é um tema muit abrangente e que gera muitas opiniões. Pode ser cobrado.

- Irã x Mundo - O Irã e seu uso do uranio enriquecido em 20% e os países querendo rigor da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) para fazer maiores sansões contra ele. O Brasil apoia o Irã.

Um comentário: