Obrigado por estarem sempre visitando o blog. Espero que seja muito útil para todos.

Se vocês estiverem empolgados em começar a estudar para o vestibular desde já, eu fiz um outro blog que a cada mês terá conteúdos referentes a uma matéria, bem explicadas, sem deixar dúvidas. Até posso ir falando sobre as provas de cada vestibular.

Blog das materias

Bons estudos !

domingo, 31 de janeiro de 2010

Filosofia no Vestibular


Por pedidos de alguns, irei comentar algo sobre filosofia. Muitos vestibulares já tem questões sobre filosofia no vestibular, como a UFMG, UFF, e ano que vem, a Unicamp colocará na segunda fase tambem filosofia. Um bom material de apoio, para aqueles que nao teem filosofia na escola, seria estudar um pouco sobre Sócrates, Aristóteles, Nietzsche,Descartes, Galileu Galilei, Schopenhauer , Platão. Eu considero esses os de filosofia básica, pois foram os quais eu estudei na escola.

Prova de Filosofia da UFF

Gabarito da UFF

Material de apoio da UFRJ

Gostaria de ressaltar que no Blog das matérias, citado embaixo da figura do blog, eu postei algumas questões sobre filosofia da UFF só para ter noção doque está por vir.

Bons estudos !

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Enem 2009 e Prouni - Como funciona?

O Enem 2009, que será usado como o Vestibular 2010 de algumas Universidades Federais do Brasil, será divulgado dia 28/01 ( Quinta-feira)!
Mais alguns estão em dúvidas como isso será aplicado, aonde eu escolho as minhas universidades? Vamos lá !

Do dia 29/01 até o dia 03/02 você poderá escolher os cursos e as universidades que você concorrerá com sua nota do ENEM ! Você no dia 29/01 poderá acessar a sua nota do ENEM no site do MEC ( www.mec.gov.br), na parte do SISU ( Sistema de Seleção Unificada).

Mas, você já pode ver os cursos que estão disponíveis em cada Universidade e já escolhe-lo. Existe várias universidades que poderão ser escolhidas.

As primeiras listas serão divulgadas no dia 05/02, por isso fiquem atentos, podem ser liberadas listas todos os dias depois desse dia.

A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado.

A partir das 6h do sábado, este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso. De posse dessa informação, ele pode escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas deste sexta-feira.

Você acessará sua nota do ENEM com a senha criada na inscrição.

Relatório sobre o Prouni segundo a UOL:

As inscrições para cerca de 160 mil bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) devem começar na próxima semana, informou o MEC (Ministério da Educação). Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Ensino Superior, responsável pelo programa, a data deve ser confirmada até o final desta sexta (29).

No início da semana que vem, será publicada uma portaria do MEC com os detalhes sobre o processo seletivo para as bolsas do primeiro semestre de 2010. Também não foi divulgada a nota mínima no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 exigida do participante. O programa oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

Serão duas etapas de inscrição e, em cada etapa, o candidato pode escolher até cinco opções de curso. São etapas independentes, ou seja, o aluno que se inscreveu na primeira, mas não foi selecionado, tem uma nova chance.

Inscrições do Prouni: do dia 6/2 ao dia 10/2. No site do prouni mesmo.



Boa sorte a todos !

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Profissões


Hoje em dia, a maioria dos alunos que chegam ao terceiro ou segundo ano do ensino médio, não sabem muito bem a carreira que escolher ou até mesmo como é o dia-dia de cada profissional.

Mas, como escolher a profissão certa?


Sonho ou realidade?

As primeiras perguntas que você deve se fazer é:
- " Oque eu espero da minha profissão? "
- " Espero ser bem sucedido? "
- " Mesmo eu ganhando pouco estarei feliz? "

Sempre é bom escrever oque te motiva, as carreiras que se relacionam com as suas caracteristicas.

Mercado farto

Uma das principais coisas que você deve pensar antes de esolher sua profissão é ver o quanto o mercado está saturado com profissionais da mesma carreira que a sua.
Para resolver esta questão você precisa ponderar sobre os seguines pontos relativos há uma carreira saturada:

- Com o mercado saturado fica mais difícil conseguir um bom emprego.
- É necessário se especializar para poder entrar no mercado.
- O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro.
- Muitas vezes é ncessário persistência e determinação extra para ser bem sucedido.

Profissões em alta

Muitos jornais sempre falam sobre isso, as profissões que no momento estão em alta. Por muito eu vi varias vezes se citar a areá de tecnologia e informática ou até mesmo engenharias de petroleo e engenharia ambiental, mas isso nao significa que quando você entrar no mercado de trabalho, elas ainda estarão em alta, elas poderão se tornar um mercado saturado, por isso, ao longo dos tempos, as carreiras mudam, as necessidades mudam e é você mesmo que vai fazer esse mercado mudar.

Familia

Certamente a familia influência nas decisões da escolha da carreira. Muitos seguem a profissão do pai o da mãe, mais xiste sempre aqueles que não gostam do trabalo dos pais e descobriram que são bons em outras coisas. Por isso, eu aconselho a quem está em dúvida ainda, ir em feiras de vestibulares, palestras de profissionais, ler assuntos relacionados, para que veja a diversificação de mercados de trabalhos existentes nos dias de hoje.

Quem está em dúvida em qual carreira seguir, proporcionarei vídeos falando sobre um pouco de algumas profissões, nas quais poderão ser acessados clicando em cima da carreira desejada logo abaixo.

Ciências Biológicas

Agronômia

Análise Clínica

Biologia Marinha

Biomedicina

Bioquímica

Biotecnologia

Ciências Biológicas

Educação Física

Enfermagem

Médico cirurgião

Médico geriatra

Médico pediatra

Médico oftamologista

Médico oncologista

Médico psiquiatra

Médico ortopedista

Medicina veterinária

Nutrição

Odontologia

Terapia Ocupacional

Ciências Exatas

Análise de Sistemas

Biologia

Ciencias Contábeis

Ciência da Computação

Cosmologia

Estatística Computacional

Física

Geologia

Meteorologia

Matemática

Ciências Humanas

Administração Pública

Animação gráfica

Arquitetura

Cinema

Comércio Exterior

Designer

Direito

Economia

Filosofia

Fotografia

Gastronomia

Geografia

História

Jornalismo

Letras

Moda

Pedagodia

Psicologia

Propaganda e Marketing

Rádio e TV

Recursos Humanos

Relações Internacionais

Relações públicas

Sociologia

Engenharias

Engenharia Agrícola

Engenharia Ambiental

Engenharia de Alimentos

Engenharia de Materiais

Engenharia Espacial

Engenharia Mecânica

Engenharia Mecatrônica

Engenharia Química

Engenharia Têxtil

Engenharia da Computação

Carreira Militar

Exército

Fuzileiro Naval


Lembrem sempre de procurar saber mais e mais sobre a vida de um profissional, porque com apenas 17 ou 18 anos é dificil escolher a profissão que te servirá de sustento e sempre pense noque te faz feliz atuando.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Provas de bolsas

Olá galera! Vocês que tiveram em 2009 um ano conturbado, ou mesmo aqueles que em 2010não conseguiram passar no vestibular, fiquem espertos com as provas de bolsas em cursinhos!

Anglo Vestibulares

Objetivo

Sistema Poliedro

Elite Campinas

Elite Campinas


Atenção, as vagas são bem limitadas! Corram atrás, porque já está quase no ínicio das aulas nesses cursinhos.

Abraço galera !

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Dicas de Redação


Primeiramente, gostaria de ressaltar que para a maioria dos vestibulandos, o que mais causa medo é a redação, porque normalmente na prova de português, ela vale 50% da nota.

O primeiro passo para uma boa redação é ter ter conhecimento sobre os temas que você está falando. Por isso, é fundamental ter costume de ler sobre as atualidades daquele ano, o que acontece e ter uma base dos principais assuntos. Ler e assistir jornais, ficar de olho nos principais portais da internet e meios de comunicação deve se tornar hábito na vida de um vestibulando.
Também é importante prestar atenção na estética, principalmente na caligrafia. A letra, caso não seja entendida pela bancada de correção, pode ser um fator considerado para tirar pontos do vestibulando.

As universidades cobram normalmente três tipos de redação: dissertação, narrativa e carta.
Abaixo, as principais características que cada um desses tipos de redação deve conter.


Dissertação

Vamos dividí-la em quatro parágrafos.
OBS: Também podemos considerar cinco, dependendo do desenvolvimento da redação.

- No 1º parágrafo a tese deve ser ressaltada. Nela, o vestibulando deve explicar o tema da redação de maneira objetiva, fazendo uso de dados estatísticos, por exemplo. Normalmente, uma boa tese tem no máximo seis linhas.

- No 2º parágrafo é hora de colocar argumentos. É indispensável usar a coletânea¹ que a universidade fornecer; o vestibulando que não usa perde pontos. Assim sendo, deve-se escrever se é a favor ou contra tal tema e suas principais consequências, sempre em terceira pessoa.

- No 3º parágrafo o vestibulando deve abordar com maior abrangência essa consequência. Deve também trabalhar mais em cima do seu ponto de vista, dissertando mais profundamente sobre o seu argumento.

- O 4º e último parágrafo é a conclusão. Ela deve ser feita visando o ponto de vista que foi defendido durante toda a redação, com a condição de que seja viável, ou seja, possível.

OBS: A Fuvest e a Unicamp na conclusão cobram o resumo da sua ideia. Nos demais vestibulares, hipótese.

Narrativa

Em uma narrativa, alguns aspectos são essenciais.
Personagens: Tem de existir um protagonista e um antagonista, aonde entre eles exista
um conflito (verossimilhança²).
OBS: A história com apenas um personagem não é narrativa, é relato.

Enredo: É a sucessão dos fatos, ações ou acontecimentos de uma narrativa, ou mesmo, um simples fato. O enredo clássico obedece uma sequência lógica:
1. Apresentação ou Introdução
2. Complicação ou Desenvolvimento
3. Clímax
4. Desfecho ou Conclusão

Tempo: Cronológico e/ou Psicológico.

Espaço: Qualquer um, mais descrito em detalhes que possibilitem a imaginação do leitor.

Foco narrativo: 1ª pessoa (tem visão dos fatos ocorridos) ou 3ª pessoa (narrador onisciente).

OBS: Sempre que necessite colocar a fala de alguém de fora do texto, usar aspas ("...")

Carta

Passos principais:

Coletânea: Ler com atenção.

Vestir máscara: Falar por alguém que nao seja você.

Criar uma imagem do interlocutor: Saber para quem será a carta e usar os pronomes pessoais corretos.

Cabeçalho: Começar com o nome da cidade e depois a data escritas por extenso e separadas por vírgula. Ex: São Paulo, 11 de Janeiro de 2010.

Estrutura:
- No 1º parágrafo deve-se dar um contra-argumento (é até possivel que...)
- Usar os fatos da coletânea.
- Na conclusão da carta pode-se falar dessa forma: Ressalto que... (falando a respeito do assunto tratado).

O desenvolvimento das idéias deve seguir a articulação lógica entre as três partes fundamentais do texto, que no caso da dissertação correspondem à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão. Deve-se ter em mente que escrever não é apenas colocar palavras no papel. É preciso trabalhar muito para ter um bom texto. Então aí vai uma dica: para começar, pense no fim! Isso mesmo! Qual a finalidade do seu texto? O que você quer com ele? Responda então, para si mesmo, às seguintes questões:

1- Qual a finalidade do texto? Para que ele serve?
2 - Qual o assunto? Sobre o que vou escrever?
3 - Quem vai ler o meu texto?
4 - Qual tipo de texto vou fazer?

Agora, eu ressalto mais uma coisa: sempre pense na coerência e na coesão da sua redação. Algo que eu venho vendo ao longo dos tempos, os tipos de redações padronizadas, os leitores das bancas de redação, estao meio "enjoados" disso, pois as melhores redações estão sendo as mais gesticuladas com as ideias do dia-dia de uma pessoa, não as padronizadas.
Passei os esquemas pra vocês verem como funciona mais ou menos cada redação, se seguirem esse esquema, também estará certo.

¹. coletânea: Seleção de contos, crônicas, poemas e afins apresentados no vestibular, com a finalidade de serem usados pelo vestibulando na sua redação.

². verossimilhança: Em linguagem corrente, é o atributo daquilo que parece intuitivamente verdadeiro, isto é, o que é atribuído a uma realidade portadora de uma aparência ou de uma probabilidade de verdade, na relação ambígua que se estabelece entre imagem e idéia.

Se vocês tem dúvidas sobre suas redações, vocês podem manda-las no site abaixo que elas serão corrigidas ! É só se cadastrar, que ela será corrigida ! É no site do Brasil Escola.

Mande sua redação !

Obrigado pessoal, espero ter ajudado! :)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Matérias


Aqui vou postar algumas matérias que caem sempre no vestibular. As que eu estudei, e as que nunca saem das provas do vestibular.

As matérias em itálico, eu já postei no Matérias Vestibulando .

História: Roma e Grécia antiga, Egito, Idade Média, Luteranismo, Anglicanismo, Calvinismo, Contra-Reforma, Feudalismo, Renascimento, Revolução Industrial, Revolução Francesa, América Espanhola, Grandes Navegações, Imperalismo, Nacionalismo, Descobrimento do Brasil, Capitanias Hereditárias, Fabricação e Exportação do açúcar, Jesuítas no Brasil, As Bandeiras, Guerra do Paraguai, Guerra cisplatina, Vinda da família Real ao Brasil, Primeiro Império, Revoluções no Brasil (Inconfidência Mineira, entre outras ), Período Regencial, Lei das Terras, Imigrações no Brasil e o Café, Independência do Brasil, Comércio Brasileiro pré e pós Independência, Julio Prestes, Semana de 1922, Getúlio Vargas, Juscelino Kubistchek, Industrialização Brasileira, Guerra fria, 1ª e 2ª Guerras Mundiais, Guerra da Coreia, Guerra do Golfo, Ditadura Militar, 1968 , Fim da Ditadura Militar.

Geografia: Relevo brasileiro, Tipos de rios, climas, Guerra Fria, vegetação, solstício e equinócio, fusos, meridianos, aquecimento global, tipos de chuvas, tipos de ventos, formação do deserto, mar de aral, petroléo e afins, economia mundial, queda da bolsa de NY em 1929, Nacionalismo, royalite, blocos econômicos e suas histórias, guerras civis ( África e Ásia ), mundo multipolar, urbanização e industrialização, inchaço urbano, crescimento vegetativo, papel da mulher na sociedade, pirâmide etária , tigres asiáticos, economia da China e EUA e suas relações, China , países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Biologia: Célula, classificação dos seres vivos, sistemas do corpo humano (digestório, endócrino, respiratório...), divisão celular, citologia, os 5 reinos e suas características, Darwinismo e Lamarkismo, ciclo da água, do nitrogênio e do oxigênio, fotossíntese e quimiossíntese, DNA e RNA, plantas, genética (AaAa), leis de Mendel.

Português: Livros que as faculdades mandam ler (sempre são 50% da prova), frases no plural , classes gramaticais, tipos de frases, interpretação de texto, tipos de predicado, tipos de verbo, tipos de sujeito, pontuação e uso das conjunções, e principalmente agora a nova ordem ortográfica.

Física: Leis de Newton, óptica, gases, pressão, lei de Sneel, lei de Faraday, campo magnético, potência, corrente elétrica, resistência, circuitos elétricos, deslocamento, movimento retilínio uniforme (MRU) e movimento retilínio uniforme variado (MRUV), queda livre, eletromagnetismo, movimento angular, frequência, ondas, som, comprimento de onda, luz, calorimetria, tipos de dilatações, Leis de Kepler, Gravitação, Lançamento obliquo, plano inclinado, lei de Arquimedes, lei de Pascal, espelhos e lentes, eletroestática, Torque.

Matemática: Teoria de conjuntos, PA e PG, logaritmo, funções de primeiro e segundo grau, polinômios, conjunto imagem e domínio, áreas e volumes (círculo, esfera, pirâmide, quadrado, triângulo, cone, cilindro), geometria analítica, retas, circunferência, intersecção de reta e circunferência, binômio de Newton, leis trigonométricas, lei do cosseno e lei do seno, geometria, função modular, ângulos, semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, juros simples e compostos, probabilidade, fatorial, sistemas lineares e afins, produtos notáveis, inequações, porcentagem, regra de três, plano cartesiano, áreas do setor, comprimento de um arco.

Química: Tabela periódica, ligações químicas, gases, número de NOx, ácido base, sal, reações químicas, nomenclatura de compostos, tipos de sais, tipos de ácidos, tipos de bases, eletroquímica, polimeros, pH, solubilidade, isometria, química orgânica e suas funções, pilha, átomo.

Cada mês será referente a uma matéria. No blog 'Matérias Vestibulando' estarão todos os assuntos relacionados a cada matéria.

Janeiro: História ( Completo! )
Fevereiro: Geografia
Março: Biologia
Abril: Português
Maio: Física
Junho: Matemática
Julho: Química

Obrigado, espero ter ajudado (:

Métodos de estudo

Eu vou passar a vocês o meu método de estudo, que eu 'criei' para que conseguisse unir a tarefa de estudar com o necessário 'prazer' de curtir a adolescência.

Eu comecei a estudar no primeiro colegial. Cada mês de férias que eu tinha (dezembro/janeiro/julho) eu revisava a matéria do ano inteiro.
Mais no 3º colegial, isso não foi possivel, então eu tive que 'criar' uma forma diferente de estudar.

Toda vez que eu chegava da esola, cada mês eu revisava uma matéria. O ano foi todo assim. Quando eu estava no msn ou orkut, eu deixava uma guia na internet aberta, ou sobre resoluções comentadas, ou sobre alguma matéria que eu queria estudar. A gente sempre tem aquele tempo que não está fazendo nada útil na internet, então, é bom usá-lo como atalho pra estudar. Esse tempinho faz uma mega diferença, acredite!

Sobre os livros obrigatórios nas universidades (que são vários), eu dividi a leitura ente o segundo e terceiro ano, para que não acumulasse a leitura com o estudo das matérias! Pra fixar as partes principais eu peguei alguns resumos bons na internet. Mas, não vale só estudar pelo resumo. Alguns não tem tantos detalhes, então, sempre leia o livro por mais cansativo que seja.
Uma dica para alguns vestibulandos da área de exatas: vocês que sabem bastante sobre matemática e física, podem ter certeza que nos vestibulares do Brasil a fora, a área de humanas, como português principalmente, é a que vai te fazer entrar! Por que? Todos que concorrem com vocês em exatas, são enciclopédias ambulantes de matemática e física, mais pecam em português, por isso é essencial dedicar um tempo especial a área de humanas, concentrando-se principalmente na leitura dos livros e em gramática.

Outro ponto importante. Eu nunca joguei a minha matéria da escola no lixo. Também sempre anotei o que os professores falavam nas aulas; uma boa explicação, muitas vezes, é melhor que um texto enorme e cheio de detalhes. Valorize isso!

Não deixe JAMAIS pra estudar no meio do ano. É muita matéria. Faça uma revisão geral quando estiver faltando uma semana para a prova, assim você estará com 100% da matéria na cabeça.

Alguns sites para deixar em aberto no seu computador:
Brasil Escola

Mundo vestibular

Wikipedia

Resumo de Livros

Download de livros

Matérias Vestibulando

Uma dica galera! Entre as questões dos vestibulares, é super comum encontrar alguma que tenha como tema um acontecimento que esteja fazendo aniversário, como por exemplo, a chegada do homem a Lua, entre outros. Fatos que comemoram 10,20,50 e 100 anos quase sempre estão presentes no vestibular!

Espero ter ajudado, se quiserem saber mais alguma coisa, mande um email para lucasmigueel@gmail.com


Abraços !

Atualidades

2ª chamada do SiSU
2ª chamadaa do SiSU
_______________________________________________
FEI Inverno!
Gabarito FEI 2010/2
_______________________________________________
UFMT Inverno!
Gabarito UFMT 2010/2
_______________________________________________
Uerj Inverno!
Gabarito Uerj 2010/2
_______________________________________________
Unesp Inverno!
Gabarito Unesp 2010/2
_______________________________________________
3 ª chamada UFRJ 2010
3ª chamada UFRJ 2010
_______________________________________________
Prouni oferece vagas remanescentes para o 1º semestre !
VEJAM AQUI
___________________________________________________
Vestibulares:

Fuvest 2011: 1ª fase 28/11 - 2ª fase 9,10 e 11 de janeiro
Unicamp 2011: 1ª fase 21/11 - 2ª fase 16,17 e 18 de janeiro
Unesp 2011: 1ª fase 14/11 - 2ª fase 19 e 20 de dezembro
ITA 2011: 14 a 17 de dezembro
Ufscar 2011: 5 e 6 de janeiro
Ufscar 2011: 15,16 e 17 de dezembro
PUC-Campinas 2011: 26 e 27 de novembro
PUC-SP 2011: 5 de dezembro

Inscrições:

Fuvest 2011: 24 de agosto a 1o de setembro
Unicamp 2011: 23 de agosto a 8 de outubro
Unesp 2011: Nao determinado ainda.
ITA 2011: 1 de agosto a 15 de setembro
Ufscar 2011: Nao determinado ainda.
Unifesp: Nao determinado ainda.
PUC-Campinas 2011: Nao determinado ainda.
PUC-SP 2011: Nao determinado ainda.
____________________________________________
9 chamada Unicamp 2010 e lista de espera!
9 chamada Unicamp 2010
_______________________________________________
FGV abre inscrição para o vestibular 2010 de inverno !
Confira aqui
_______________________________________________
Fatecs e Etecs de Sao Paulo divulgam calendario do vestibular de inverno!
Confira aqui
_______________________________________________
1ª chamada UFRJ 2010:
1ª chamada UFRJ 2010
_______________________________________________
6ª chamada Ufscar 2010:
6ª chamada Ufscar 2010
_______________________________________________
Esse ENEM 2009 deu oque falar! Ainda restam 7 mil vagas no SISU, e agora? da vontade de rir. Alias,as federais de Minas Gerais não vão usar mais o ENEM ! Terão vestibular proprio, mais o MEC desmentiu que Minas Gerais iria sair do SiSU, e agora? poca vergonha.
______________________________________________
5ª chamada Fuvest 2010:
5ª chamada Fuvest 2010
_______________________________________________
5ª chamada Ufscar 2010:
5ª chamada Ufscar 2010
_______________________________________________
4ª chamada Fuvest 2010:
4ª chamada Fuvest 2010
_______________________________________________
7ª chamada Unicamp 2010:
7ª chamada Unicamp 2010
________________________________________________
Liberada a lista de espera do SISU ( ENEM 2009 ).
__________________________________________________
Uma boa notícia! o MEC vai fazer uma nova rodada do SiSU para o segundo semestre de 2010, mesmo não tendo o ENEM antes. As incrições começaram em maio! Lembrando que o ENEM 2010 será no final de outubro, por causa das eleições. Ler notícia
_________________________________________________
Inscrições para a lista de espera do SISU estao abertas !
______________________________________________________
6ª chamada Unicamp 2010:
6ª chamada Unicamp 2010
_______________________________________________________
4ª chamada Ufscar 2010:
4ª chamada Ufscar 2010
_______________________________________________________
SENAI de SP abre inscrições para seus cursos ! Leia aqui
____________________________________________________
3ª chamada Fuvest 2010:
3ª chamada Fuvest 2010
_______________________________________________________
5ª chamada Unicamp 2010:
5 chamada Unicamp 2010
_______________________________________________________
SEGUNDA ETAPA DO PROUNI COMEÇA HOJE DIA 04/03 ! No site do MEC.
_______________________________________________________

SISU TERCEIRA ETAPA INICIADO ! agora com lista de espera das faculs =)
______________________________________________________

2ª chamada UFPB 2010:
2 chamada UFPB 2010
_______________________________________________________
2ª chamada UFMG 2010:
2 chamada UFMG 2010
_______________________________________________________
Sisu na terceira etapa terá lista de espera das faculdades.
______________________________________________________
Fuvest 2010 começam interesse de vaga nessa quinta! e Unicamp encerrar fim da declaração de ineresse por vaga e confirmação de matricula nessa sexta!
______________________________________________________
2 chamada Ufscar 2010:
2 chamada Ufscar 2010
_______________________________________________________
Lista de espera Ufscar 2010:
Lista de espera Ufscar 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da Unifesp 2010:
2ª Chamada Unifesp 2010
_______________________________________________________

1ª Chamada da Ufes 2010:
1ª Chamada Ufes 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da Ufscar 2010:
1ª Chamada Ufscar 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UFMS 2010:
1ª Chamada UFMS 2010
_______________________________________________________
Resultado Prouni 2010:
Resultado Prouni 2010
_______________________________________________________
3ª Chamada da Unicamp 2010:
3ª Chamada Unicamp 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da Unesp 2010:
2ª Chamada Unesp 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da Fuvest 2010:
2ª Chamada Fuvest 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da FGV - Economia 2010:
2ª Chamada FGV- Economia 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da Ufop 2010:
2ª Chamada Ufop 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da Unifesp 2010:
1ª Chamada Unifesp 2010
_______________________________________________________
6ª Chamada da MACK 2010:
6ª Chamada MACK 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UFU 2010:
1ª Chamada UFU 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da Unicamp 2010:
2ª Chamada Unicamp 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UERGS 2010:
1ª Chamada UERGS 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da UEMS 2010:
2ª Chamada UEMS 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da FGV Direito 2010:
2ª Chamada FGV Direito 2010
_______________________________________________________
Unifei reabre inscrições para vaga remanecentes !
Lei a noticia
_______________________________________________________
2ª Chamada da FGV Direito 2010:
2ª Chamada FGV Direito 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UFOP 2010:
1ª Chamada UFOP 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da UFTM 2010:
2ª Chamada UFTM 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da Unicamp 2010:
1ª Chamada Unicamp 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da FUVEST 2010:
1ª Chamada FUVEST 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UFOP 2010:
1ª Chamada UFOP 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UNB 2010:
1ª Chamada UNB 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UFSC 2010:
1ª Chamada UFSC 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UNIFEI 2010:
1ª Chamada UNIFEI 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UFSM 2010:
1ª Chamada UFSM 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UFBA 2010:
1ª Chamada UFBA 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UERJ 2010:
1ª Chamada UERJ 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UNESP 2010:
1ª Chamada UNESP 2010
_______________________________________________________
4ª Chamada da Mackenzie 2010:
4ª Chamada Mack 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da UEL 2010:
2ª Chamada UEL 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UFRGS 2010:
1ª Chamada UFRGS 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UFC 2010 ( federal do ceará):
1ª Chamada UFC 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da ITA 2010:
2ª Chamada ITA 2010
_______________________________________________________
ENEM 2009! Prazo para a escolha das Universidades Federais será do dia 29/01 até dia 3/02 ... fiquem atentos !
Noticia do ENEM 2009
_______________________________________________________
1ª Chamada da UFPR 2010:
1ª Chamada UFPR 2010
_______________________________________________________
1ª Chamada da UFMG 2010:
1ª Chamada UFMG 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da FATEC-SP 2010:
2ª Chamada FATEC-SP 2010
_______________________________________________________
Saiba mais sobre como evoluiu a história do vestibular no Brasil !
História do Vestibular
_______________________________________________________
3ª Chamada da Mackenzie 2010:
3ª Chamada Mack 2010
_______________________________________________________
Uma notícia boa aos vestibulandos, a Unicamp e a USP não vão mudar as leituras obrigatórias para o Vestibular 2011 !

- Auto da barca do inferno - Gil Vicente
- Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
- Iracema - José de Alencar
- Dom Casmurro - Machado de Assis
- O cortiço - Aluísio Azevedo (novo título)
- A Cidade e as Serras- Eça de Queirós
- Vidas Secas - Graciliano Ramos
- Capitães da Areia – Jorge Amado (novo título)
- Antologia poética (com base na 2ª ed. aumentada) – Vinícius de Moraes (novo título)

Ler notícia
_______________________________________________________
Aprovados FATEC-SP 2010:
Aprovados FATEC-SP 2010
_______________________________________________________
Respostas esperadas da Unicamp 2010:
Respostas esperadas Unicamp 2010
_______________________________________________________
Locais de prova da UERGS (Estadual do Rio Grande do Sul):
Locais de prova UERGS
_______________________________________________________
Aprovados Unimontes:
Aprovados Unimontes
_______________________________________________________
Aprovados UEM (Estadual de Maringá):
Aprovados da UEM
_______________________________________________________
Notas da 2ª fase da UFF (Federal de Fluminense):
Notas da UFF
_______________________________________________________
3º dia Unicamp 2010:
Unicamp 2010 - Matemática e Inglês
_______________________________________________________
2ª Chamada da Mackenzie 2010:
2ª Chamada Mack 2010
_______________________________________________________
Houve um erro de fórmula na prova de física da Unicamp 2010, aqui esta a errata:
Errata da Unicamp 2010
_______________________________________________________
2ª Chamada da PUC-SP 2010:
2ª Chamada PUC-SP 2010
_______________________________________________________
Governo fará ENEM em espanhol para alunos entrarem na universidade:
ENEM para latino-americanos
_________________________________________________________
APROVADOS na UEL 2010 (Londrina)
Aprovados UEL 2010
_________________________________________________________
Correção do 3º dia de prova da Unicamp 2010:
Unicamp 2010 - Física e Geografia
_________________________________________________________
Correção do 2º dia de prova da Unicamp 2010:
Unicamp 2010 - História e Química
_________________________________________________________
Gabarito da UFPA 2010:
UFPA 2010
_______________________________________________________
Gabarito e Provas do 1º , 2° e 3° dia de provas UFRGS 2010:
UFRGS 2010 - 1º dia
_________________________________________________________
Correção do 1º dia de prova da Unicamp 2010:
Unicamp 2010 - Português e Biologia
_________________________________________________________
Gabarito e Provas da UFRJ 2010:
UFRJ 2010
_________________________________________________________
Aprovados em 1ª chamada de Administração da FGV-SP :
Aprovados 1ªchamada FGV-SP ADM
_________________________________________________________
Aprovados em 1ª chamada da Ufal (Federal de Alagoas) :
Aprovados 1ªchamada Ufal
_________________________________________________________
Aprovados em 2ª chamada da Puc-Campinas:
Aprovados 2ªchamada PucCamp
________________________________________________________
Lista de aprovados da MACKENZIE 2010.
Aprovados Mackenzie 2010
_________________________________________________________
Você terminou o terceiro ano e agora não sabe se faz um cursinho ou nao?
Aqui vão algumas dicas de cursinhos no Brasil todo.

Cursinhos do Brasil

Qualquer dúvida me mandem um email: lucasmigueel@gmail.com

Candidato/Vaga

Algo que mutia gente se encomoda é com isso. Quantos adversarios basicamente cada um tera que eliminar. Ja vou avisando que os alunos dos cursos de medicina, direito, publicidade e propaganda, arquitetura e engenharia, irao disputar nas unviersidades publicas e federais, uma concorrencia desleal e eu conheço gente que com muito estudo e dedicação, driblou tudo isso.

Candidato/Vaga dos principais vestibulares do pais


Se qusierem saber de outro vestibular, me mandem um email: lucasmigueel@gmail.com

Resoluções comentadas

Aqui estão alguns sites aonde eu estudei as provas anteriores resolvidas. Foi a partir deles que eu percebi meus erros e corrigí-los, aprofundando os conhecimentos.

Resoluções Comentadas - Objetivo

Resoluções Comentadas - Elite Campinas

Resoluções Comentadas - Etapa


Dúvidas? Mandem um email: lucasmigueel@gmail.com

Provas Atualizadas dos Vestibulares

Aqui estao algumas provas de alguns vestibulares. Se quiserem provas de outras faculdades, me mandem um email: lucasmigueel@gmail.com
Obrigado.
Provas da Unifesp

Provas da Ufscar

Provas da Unesp

Provas da Mackenzie

Provas da UNIFEI (Federal de Itajuba)

Provas da Puc SP

Provas da Puc Campinas

Provas da segunda fase da Fuvest 2010

Provas Unicamp de todos os anos

Provas da segunda fase da UFMG 2010

Minha História

Bem, a minha história sobre vestibulares e seus medos, começou a mais ou menos três anos. Eu tive uma perda pessoal muito importante e isso me fez olhar o mundo e a mim mesmo com outros olhos. Essa pessoa sempre batalhou pra que eu me formasse em vários outros cursos, sempre me quis ver em alguma faculdade boa que desse suporte ao aluno. Quando eu terminei meu primeiro colegial eu sabia que independente da carreira que eu escolhesse, para entrar na faculdade eu teria de saber a mesma coisa que alguém que quisesse uma carreira diferente. Entãoo eu decidi estudar, estudar e estudar.

A motivação de querer saber sobre os assuntos do vestibular foram crescendo durante meus estudos. Quando eu cheguei no último ano do colegial, o ano decisivo, eu pude ver que eu sabia COMO E QUANDO procurar algo a respeito desse teste que todos os alunos um dia passariam. Meus colegas de escola e professores vinham me perguntar sobre provas e notícias, sobre cada assunto, porque eu me dediquei a passar durante um bom tempo, me dediquei a uma realização pessoal, vamos dizer um "sonho", e isso se tornou perceptível.

O sonho estava prestes a se realizar. Chega o dia das provas e eu me vi preparado, olhava para certas pessoas que nao tinham a confiança que eu tinha, pois eu sabia que alguém estava olhando por mim e me dando forças. Mais eu fui além, o conhecimento de uma pessoa ajuda e muito nessa hora. E é nessa hora que voce valoriza seu esforço.

Quando eu vi meu nome nas listas de chamadas da maioria das universidades, eu simplismente chorei. Sabe, é a melhor sensação que um estudante pode ter, você sentir que tudo o que voce fez para realizar algo, concretizado. E é nesse espírito que eu pretendo passar a minha vida, tanto na faculdade que é o momento que estou vivendo, como depois dela.

Eu queria proporcionar essa vivência lado a lado com a prova mais assustadora da vida de um vestibulando, com os leitores e espero que esse blog os ajudem.

Eu pretendo ajudar vocês com as notícias atualizadas sobre os vestibulares, provas, resoluções e eu até poderei ajudá-los a se encontrarem no mundo acadêmico, pois achar uma profissão entre esse grande número de opções, não é tarefa fácil.

Agradeço desde ja. Um abraço (:

contato: lucasmigueel@gmail.com